top of page

MESAS DAS SETORIAIS

A FENED possui as setoriais LGBT, mulheres e negras e negros. Acreditando que a apenas a auto-organização dos sujeitos é capaz de romper com estruturas preestabelecidas socialmente, culturalmente, economicamente, politicamente e ideologicamente de opressões e explorações, a Federação e a Regional Nordeste 03 colocam-se a disposição de pautar e discutir temas envolvendo minorias. No XXV ERED, as setoriais estarão presentes nas mesas, de modo a interseccionalizar as formas de opressão e propiciando o contato com as demandas sociais e com a realidade, que são diuturnamente ignoradas na academia.

Setorial feminismo

Visa discutir a presença feminina nos espaços jurídicos e estratégias de enfrentamento ao machismo e ao patriarcado. Ementa: Representação política feminina; Mulheres nos espaços jurídicos; Feminismo negro; Transfeminismo; Mulheres lésbicas e bissexuais; Discurso de resistência; PL 5069/2013 e outros projetos conservadores; Neuroatipicidade e feminismo; Violência sexual e cultura do estupro; Gordofobia e marginalização do corpo feminino.

Setorial negritude

Este espaço discutirá de maneira transversal as relações entre o direito e as demandas do movimento negro, bem como erguerá uma postura crítica ao direito imposto como sistema de poder e violência contra a população negra. Deste modo, serão abordados os seguintes tópicos: teoria e prática dos crimes de racismo e injúria racial; direito das comunidades quilombolas; quilombos urbanos; guerra às drogas; redução da maioridade penal; extermínio da juventude negra; políticas públicas para a mulher negra e jovem; diásporas africanas, memória e identidade negra; saúde da população negra; ações afirmativas; movimento negro e demanda por políticas públicas.

Setorial LGBT

Esta mesa tratará sobre normas jurídicas e o sistema de justiça na proteção e garantia dos direitos fundamentais da população LGBT. Para tanto, serão abordados os seguintes tópicos: Combate à cisheteronormatividade. Resistência LGBT. Cultura LGBT. Transfeminilidade. Transmasculinidade. Identidades não binárias. Lesbianidade e resistência. Bissexualidade. Educação sexual e gênero nas escolas. Estatuto da família e outros projetos conservadores. Criminalização da LGBTfobia. População LGBT negra e periférica.

As inscrições para o XXV ERED / ERAJU já estão abertas! Dá uma olhada na parte de inscrições do site e toma cuidado pra não perder os lotes promocionais. Além disso, os editais para submissão de artigos científicos (edital nº 01/2016), pôsters (edital nº 02/2016) e oficinas (edital nº 03/2016) estão disponíveis na parte de editais do site! Leia os editais com atenção e fique atentx aos prazos :-)

bottom of page