top of page

O QUE SIGNIFICA O SÍMBOLO DO XXV ERED?

O símbolo do XXV ERED / ERAJU é uma coureira, que é a forma como se denominam as dançarinas do tambor de crioula, uma expressão cultural e artística do Maranhão carregada de resistência religiosa e racial. É uma mulher, negra e lésbica, que veste as cores da bandeira do estado e segura um machado de duas lâminas, que representa tanto o Labrys, um dos símbolos de empoderamento da lesbianidade, quanto o Oxê, também conhecido como Machado de Xangô. Xangô é o Orixá das religiões de origem afro-brasileira que é conhecido como o Deus da sabedoria, da justiça e do trovão. Quando mortal, Xangô foi um rei poderoso. Seus filhos espirituais dão-se muito bem em atividades e assuntos que envolvam política, justiça, negócios e burocracia.

Buscamos nos afastar da concepção embranquecida e elitizada da justiça, que costuma ser representada por uma deusa branca e vendada, a Themis. A arte do XXV ERED dialoga com as 3 setoriais da FENED
(LGBT, feminismo e negritude) e retrata uma ideia regionalizada e realista da justiça, feita pelo povo e para o povo.

O QUE É A FENED?

 

A Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED) é a entidade estudantil que tem a finalidade de organizar e representar os estudantes de Direito do Brasil. A FENED foi fundada na cidade de Niterói/RJ em julho 1996, durante o XVII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED). Desde então, constitui uma das maiores entidades representativas de estudantes de toda a América Latina.

 

A FENED direciona e aponta os anseios da classe discente, coadunando com a busca de um ensino jurídico emancipatório, socialmente referenciado e que paute a luta por uma educação superior pública, de qualidade, capaz de formar juristas atuantes e críticos em relação a realidade social vigente neste país, desvinculando o Direito de uma educação puramente tecnicista e voltada para um ideal de sociedade excludente. Parte da perspectiva de que o estudante brasileiro deve estar integrado à realidade do país, atuando como instrumento de transformação social.

O QUE SÃO AS REGIONAIS?

 

A Federação é composta por 10 regiões, cada uma possuindo sua Coordenação Regional dos Estudantes de Direito (CORED). Estas têm o papel de difundir as políticas empregadas pela Coordenação Nacional nas Universidades e Instituições de Ensino Superior da sua região, fortalecendo Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs) e propondo ações para as referidas entidades de acordo com as peculiaridades e demandas das regionais.

 

O Maranhão compõe a regional Nordeste 3 (NE 3) junto com os estados do Ceará e Piauí, motivo pelo qual o XXV Encontro Regional de Estudantes de Direito (ERED) contará com a participação de encontristas pertencentes a diversas Instituições de Ensino Superior (IES) dos referidos estados! :-)

O QUE SÃO AS SETORIAIS?

 

A FENED possui as setoriais LGBT, mulheres e negras e negros. Acreditando que a apenas a auto-organização dos sujeitos é capaz de romper com estruturas preestabelecidas socialmente, culturalmente, economicamente, politicamente e ideologicamente de opressões e explorações, a Federação coloca-se a disposição de pautar e discutir temas envolvendo minorias. No XXV ERED, as setoriais estarão presentes nas mesas, de modo a interseccionalizar as formas de opressão e propiciando o contato com as demandas sociais e com a realidade, que são diuturnamente ignoradas na academia.

VAI TER EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS?

 

Os editais para submissão de artigos científicos (edital nº 01/2016), pôsters (edital nº 02/2016) e oficinas (edital nº 03/2016) já estão disponíveis na parte de editais do site! Leia os editais com atenção e fique atentx aos prazos. Apresentar trabalho no XXV ERED / ERAJU não é complicado e fica bonito no lattes! :-)

COMO FAÇO PRA SOLICITAR ISENÇÃO?

 

Se você é bolsista do PROUNI, cotista, moradorx de casa do estudante, participante de algum programa de assistência estudantil de permanência ou é uma pessoa transgênera, você pode requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O edital de isenções (edital nº 04/2016) já está disponível na parte de Editais do site, lá estão descritos todos os passos necessários para solicitar a isenção. Não se esqueça de completar todas as etapas do requerimento e fique atentx aos prazos! 

As inscrições para o XXV ERED / ERAJU já estão abertas! Dá uma olhada na parte de inscrições do site e toma cuidado pra não perder os lotes promocionais. Além disso, os editais para submissão de artigos científicos (edital nº 01/2016), pôsters (edital nº 02/2016) e oficinas (edital nº 03/2016) estão disponíveis na parte de editais do site! Leia os editais com atenção e fique atentx aos prazos :-)

bottom of page